Sistema Fiems aprova Programa de Compliance como forma de combate à corrupção

Como forma de contribuir com o combate à corrupção no Brasil, o Sistema Fiems, composto pelo Sesi, Senai e IEL, aprovou o Programa de Compliance, um conjunto de medidas e ações institucionais voltadas à prevenção, detecção e à correção de desvios em relação às leis, normas e regulamentos externos e internos e ao Código de Conduta e Ética.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o Sistema Indústria já vem executando práticas de compliance há anos, mas agora foi estruturado um programa mais abrangente para ser implementado internamente com o objetivo de melhorar os processos voltados cada vez mais com compromisso da integridade e transparência na condução de seus negócios.

A gerente de compliance do Sistema FIEMS, Sílvia Gonda, explica que o programa vai se aplicar a toda a força de trabalho da instituição, desde os membros dos órgãos normativos, dirigentes, colaboradores, estagiários e terceiros, sem distinção da função exercida, além das clientes, fornecedores e parceiros.

“No Programa de Compliance do Sistema Fiems, foram definidos os pilares que vão nortear nossa atuação, que são Suporte da Alta Administração, Avaliação de Riscos, Código de Conduta e de Políticas de Compliance, Controles Internos, Treinamentos e Comunicação, Canais de Denúncia, Investigações Internas, Monitoramento e Auditoria e Due Diligence. Já temos o primeiro e principal pilar, que é o apoio da alta administração, que aprovou o programa e nos deu toda a autonomia necessária para darmos continuidade na implantação”, destacou Sílvia Gonda.

Compartilhe: