Vacina contra a Zika começará a ser testada e pode livrar bebês da microcefalia

zikaA vacina contra o virus da Zika pode começar a ser testada em humanos dentro de 60 dias, conforme informou o Instituto Butantan nesta terça-feira (20).

Para o secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares, a iniciativa é extraordinária e poderá salvar centenas de bebês da microcefalia.

Apesar de não haver, até o momento, um comunicado oficial do Butantan sobre os testes,  já se sabe que a vacina será feita a partir de um fragmento de DNA produzido sinteticamente em laboratório que codifica uma proteína do vírus da Zika despertando a resposta imunológica contra o agente viral no organismo.

De acordo com matéria publicada no portal de notícias G1, o diretor da Instituição, Jorge Kalil, afirmou, durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira (19), que os testes clínicos da vacina são resultado de uma parceria com um instituto americano.

O diretor afirmou se tratar de “uma tecnologia absolutamente revolucionária” e que não se trata de nada infeccioso ou que cause qualquer problema para grávidas. As gestantes formam o grupo de maior risco, caso infectadas, já que o vírus pode causar microcefalia em bebês.

Representantes do Instituto Butantan devem se reunir com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e membros do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) ainda esta semana para discutir a aprovação dos testes clínicos.

Compartilhe: