Vacinas da covid geram lucros bilionários a farmacêuticas

As farmacêuticas Pfizer, BioNTech e Moderna estão obtendo lucros combinados de 65 mil dólares por minuto (aproximadamente 357 mil reais) em razão do sucesso de suas vacinas contra a covid-19.

Ao mesmo tempo, a vacinação nos países mais pobres ainda é insuficiente: as farmacêuticas têm vendido a ampla maioria de suas doses para as nações ricas, em detrimento das de renda mais baixa.

As conclusões são de um estudo realizado pela People’s Vaccine Alliance (PVA) – uma coalizão internacional com mais de 80 membros que defende o amplo acesso aos imunizantes –, com base em balanços financeiros publicados pelas próprias empresas.

A PVA estima que, juntas, as 3 farmacêuticas terão lucros de 34 bilhões de dólares em 2021, o que corresponde a mil dólares por segundo, 65 mil por minuto ou 93,5 milhões por dia.

“É obsceno que poucas empresas ganhem milhões de dólares em lucros a cada hora, enquanto somente 2% da população nos países de renda baixa está totalmente vacinada contra o coronavírus”, afirma Maaza Seyoum, da African Alliance, que é membro da PVA.

“Pfizer, BioNTech e Moderna usaram seus monopólios para priorizar os contratos mais lucrativos com os governos mais ricos, abandonando os de baixa renda”, critica.

fonte: Poder 360

Compartilhe: