Versão digital do Enem seguirá a mesma estrutura de provas impressas

A partir deste ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passa a ter a versão digital da prova.

Além da versão tradicional, impressa, prevista para os dias 1º e 8 de novembro, haverá a possibilidade de realizar a seleção por meio de um computador, nos dias 22 e 29 de novembro.

A opção por uma das modalidades será feita no período de inscrições, entre 11 e 22 de maio.

Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, os alunos podem ficar despreocupados, já que o Enem Digital terá o mesmo esquema de segurança já aplicado na versão tradicional.

Locais de prova
O Enem Digital vai seguir a mesma estrutura logística do Enem impresso. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo Inep, sob as mesmas condições de segurança e sigilo. Serão quatro provas objetivas e a redação. Cada uma das provas terá 45 questões de múltipla escolha apresentadas na tela do computador. A redação, pelo menos nesta primeira edição, será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Além disso, os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias de provas.

Provas diferentes
Como as duas modalidades serão realizadas em datas diferentes, as provas também são diferentes. Mas, segundo o presidente do Inep, ambas serão elaboradas com as mesmas fórmulas para garantir a isonomia.

Inscrição
A inscrição do Enem é feita por meio digital. Nela, haverá um campo onde será solicitado do aluno a opção de modalidade preferida, se impresso ou digital. Se a opção for pelo Enem Digital, aparecerá quais municípios estão ofertando essa oportunidade e a quantidade de vagas ainda existentes para esse novo tipo de aplicação. Serão 100 mil vagas em 2020 e a ordem será a de inscrição, ou seja, os primeiros 100 mil a selecionarem o modelo.

Fonte Luciano Marques, Radio Mais

Compartilhe: