
O projeto conta com cães terapeutas treinados e leva conforto para pessoas em tratamento.
Celebrado em outubro, o Dia dos Animais é uma oportunidade para o Terapia com Patas destacar iniciativas que utilizam a interação entre pessoas e cães como forma de cuidado e acolhimento.
No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), um projeto voluntário com cães proporciona bem-estar e momentos de descontração a pacientes, acompanhantes e profissionais.
Desde 2024, o Terapia com Patas promove experiências de afeto e humanização no ambiente hospitalar.
O projeto conta com cães terapeutas treinados, por meio da Terapia Assistida por Animais (TAA), busca levar conforto para pessoas em tratamento.
No Humap, as visitas ocorrem semanalmente, todas as quartas-feiras, predominantemente no período vespertino, com um encontro também no período matutino, conforme programação específica.
Os cães percorrem áreas assistenciais do hospital que atendam às condições necessárias para recebê-los, além de setores administrativos, proporcionando momentos de interação e acolhimento aos pacientes, acompanhantes e trabalhadores.
De acordo com as enfermeiras Flávia Nantes Fausto (da Unidade da Criança e Adolescente/Nefropediatria) e Sandra Morales de Souza (da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica/Enfermaria Pediátrica) do Humap-UFMS/HU Brasil, é visível o impacto positivo da iniciativa.
Segundo as profissionais, os cães levam alegria e acolhimento, especialmente em momentos de tristeza, e proporcionam uma sensação de proximidade e familiaridade que pode tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor.
“Todos ficam encantados com a beleza, a ternura e a espontaneidade dos animais”, comenta Flávia.
A enfermeira conta que há várias situações que mostram como esses momentos podem ser significativos.
Em uma delas, um paciente estava vivenciando uma crise de ansiedade quando um cão chegou à porta do quarto.
“A presença do animal mudou o foco da atenção e ajudou a minimizar aquele momento de sofrimento”, relata.
“Em outra situação, durante uma internação prolongada, uma criança abraçou o cão terapeuta e chorou por alguns instantes, lembrando-se do seu próprio animal de estimação, de quem estava com saudades”, complementa Sandra.
O Projeto Terapia com patas conta com diversos voluntários humanos e seus cães.
“As tardes de quarta-feira são muito esperadas. Além de toda a alegria proporcionada pelas visitas, existe também uma curiosidade: nunca sabemos antecipadamente qual será o cão da escala, e isso acaba envolvendo pacientes, familiares e profissionais, que ficam ansiosos para descobrir quem virá naquele dia”, finaliza Flávia.
Sobre a HU Brasil
O Humap-UFMS integra a HU Brasil desde 2013. A estatal nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
É responsável pela administração de 47 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação.
É ótimo te-lo como leitor. Continue na companhia do mspontocom em: https://mspontocom.com.br/ ou https://www.facebook.com/rafael.rodrigues.14038/
