Quarta, 29 de julho de 2026 · Campo Grande, MS
Educação

Unesp abre inscrições para 800 vagas em cursos de especialização EaD

Unesp cursos EAD

A Unesp publicou dois novos processos seletivos para o segundo semestre de 2026, com vagas para cinco curso de pós-graduação lato sensu gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EaD), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes).

As inscrições ocorrem de 22 de julho a 5 de agosto de 2026 e os cursos oferecidos nesta edição são: Educação Especial, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE); Educação Especial, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA); Educação Ambiental; Educação Matemática; e Gestão Pública Municipal.

Para os quatro cursos da área de educação, o público-alvo é formado por professores e demais profissionais da educação básica com vínculo ativo na rede pública de ensino do estado de São Paulo.

Para o curso de Gestão Pública Municipal, que tem abrangência nacional, o público-alvo é composto por gestores ou assessores da administração pública direta, indireta ou fundacional.

O processo seletivo para cursistas oferece o total de 800 vagas.

O critério de seleção será o de Sorteio Público eletrônico, com transmissão ao vivo pelo YouTube, seguido de validação documental.

Os interessados devem realizar a inscrição e o envio de documentos obrigatoriamente em suporte PDF para o endereço eletrônico indicado no edital.

É essencial que os candidatos leiam os editais na íntegra no portal oficial da CDeP3 para conferir o cronograma completo e os requisitos detalhados de cada curso.

Seleção de bolsistas

Simultaneamente, a Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas da Unesp (CDeP3) da Unesp seleciona bolsistas para as funções de Professor Regente e Mediador Pedagógico (anteriormente denominados Professor Formador e Tutor, respectivamente). Diferentemente da seleção de cursistas, este processo será regido exclusivamente por Análise Documental.

Os candidatos à equipe multidisciplinar devem possuir, no mínimo, título de mestre na área do curso, além de graduação em licenciatura (ou áreas específicas para o curso de gestão). Para a função de Professor Regente, exige-se ainda experiência mínima de um ano no magistério superior. A taxa de inscrição é de R$ 40 (quarenta reais).

A Unesp reserva vagas para a modalidade de ações afirmativas em ambos os processos (cursistas e bolsistas).

No edital para cursistas, a reserva é de 30% das vagas, enquanto para bolsistas é de 25%.

Podem concorrer nestas modalidades candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transgêneros e travestis.

Continue na companhia do mspontocom em: https://mspontocom.com.br/ ou https://www.facebook.com/rafael.rodrigues.14038/