Economia: Produção industrial de MS apresenta melhora em julho

industriaA  produção industrial sul-mato-grossense registrou melhora no mês de julho em relação a junho deste ano, marcando 47 pontos contra 45,5.

O levantamento é da  Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas estaduais.

Ainda de acordo com a Sondagem Industrial, em julho, 35% das empresas apresentaram queda na quantidade produzida, contra 49% em igual mês de 2015, enquanto os estabelecimentos que apresentaram crescimento aumentaram de 15% para 23%.

ICEI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) cresceu 1,7 pontos na passagem de julho para agosto de 2016 e, com isso, alcançou 51,2 pontos, passando a superar a linha divisória de 50 pontos, ou seja, registra empresários confiantes, o que não acontecia desde julho de 2014.

Pesquisa

Em agosto, para 51,1% dos respondentes consideraram que as condições atuais da economia brasileira pioraram, sendo que antes esse percentual ficava próximo de 70%, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a piora foi apontada por 47,1% dos participantes e, com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 39,8% dos empresários, sendo que para 48,9% elas não se alteraram.

Futuro da economia

Para os próximos seis meses, 20,4% dos respondentes mostraram-se pessimistas em relação à economia brasileira, enquanto no caso da economia estadual o pessimismo foi apontado por 18,8% dos participantes da pesquisa e, em relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 14,9% dos respondentes mostraram-se pessimistas.

Por outro lado, 33% dos empresários estão confiantes em relação à economia nacional, enquanto no caso da economia do Estado esse percentual é de 34,2% e, considerando apenas a própria empresa, o índice chega a 48,3%.

Compartilhe: