MS sedia encontro internacional sobre a criação do Corredor Bioceânico

rotaCom o objetivo de alavancar as exportações e melhorar o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado recebe nesta quinta (28) e sexta-feira (29) o grupo de trabalho do projeto do Corredor Bioceânico.

O evento será realizado no Hotel Deville e contará com a participação do governador Reinaldo Azambuja e de sete ministros e vice-ministros do Brasil, Chile, Argentina e Paraguai.

No Brasil, Mato Grosso do Sul é o responsável pela execução do projeto.

ROTA

O objetivo da criação da Rota Bioceânica é ligar comercialmente as cidade de Campo Grande, Porto Murtinho (Brasil); Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia y Pozo Hondo (Paraguay); Misión La Paz, Tartagal, Jujuy, Salta, Sico y Jama (Argentina) aos portos da região de Antofagasta e Mejillones e ainda de Iquique e Arica.

Desta forma, o Porto de Antofagasta ligará através do Oceano Pacifico as economias do Brasil, Paraguai e Argentina com os mercados da Ásia e Oceania, assim como o Chile terá acesso a todos os mercados do Atlântico.

DISCUSSÕES

Durante o encontro no MS serão discutidas as possíveis implicações do projeto, entre elas as referentes à logística e à burocracia fiscal nas aduanas, as perspectivas econômicas criadas pelo corredor bioceânico, possibilidades de investimentos, oportunidades comerciais, projetos de interação produtiva nos quatro países.

O Secretário de Estado Marcelo Miglioli revelou que o Paraguai já licitou o primeiro lote para um trecho da rodovia e reforçou o comprometimento dos países com o projeto.

” Estudos preliminares apontam que as exportações vão economizar 14 dias de navio no envio de produtos com destino à Ásia. Além disso, estamos solidificando a integração entre os países da América do Sul”, informou Miglioli.

fonte: Assessoria de Comunicação Subcom

Compartilhe: