Bolsonaro prepara decreto sobre direitos humanos para policiais

O presidente Jair Bolsonaro prepara um decreto para ampliar os direitos dos policiais.

O texto criará o programa “PraViver” e deve trazer garantias de “direitos humanos” e “retaguarda” social, jurídica e de saúde para profissionais de segurança pública e seus familiares.

O decreto ainda será complementado por projeto de lei de autoria da deputada  Carla Zambelli (PSL-SP), que prevê a destinação de emendas parlamentares para o programa.

O “PraViver” é capitaneado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, em conjunto com o Ministério da Justiça.

Os eixos principais da ação são direito à vida e à personalidade, liberdades individuais, direitos culturais, direitos sociais e defesa da dignidade.

O novo programa prevê a elaboração de estudos para aprimorar políticas públicas para os policiais.

Também cita a criação de uma ouvidoria de direitos humanos para os profissionais e a produção de dados sobre mortes, lesões e doenças graves sofridas pelos agentes no exercício ou em decorrência da profissão.

O programa contempla carreiras da Polícia MilitarPolícia CivilPolícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de agentes penais, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais.

fonte: O Estado

Compartilhe: