Para acompanhar a implantação da Rota de Integração Latino-Americana – a Rota Bioceânica –, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul criou uma Frente Parlamentar.
O governador Eduardo Riedel participou da instalação da Frente e falou sobre a importância da obra para o Mato Grosso do Sul e o Brasil.
“Minha integral solidariedade ao ato de hoje, que a Assembleia assume em montar uma Frente Parlamentar de acompanhamento da Rota. Isso demonstra a dimensão e algo que foi construído ao longo dos anos, para que a gente chegue em 2025, atravessando os quatro países, em escala comercial e tenha mais competitividade. Significa uma janela de abertura gigante do ponto de vista comercial, para o Mato Grosso do Sul, parte do Centro-Oeste, e os países que a Rota atravessa, Paraguai, Argentina e Chile”, disse Riedel.
Com previsão de reduzir em 14 dias a viagem de navio para os mercados asiáticos, o modelo da Rota Bioceânica que cortará o Mato Grosso do Sul, serve de modelo para o Ministério do Planejamento e Orçamento, que faz um estudo de possíveis novas rotas que liguem o Brasil ao Pacífico.
Com expectativa de proporcionar significativo crescimento econômico e turístico, a Rota Bioceânica ligará o Brasil – começando em Mato Grosso do Sul – ao Oceano Pacífico, passando pelo Paraguai, Argentina e Chile.
Rota Bioceânica
Com início em Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, o corredor rodoviário criará importante conexão entre o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico.
Conforme acordos presidenciais chancelados em 2015, a nova rota percorrerá os quatro países por um traçado de 3.320 quilômetros.
O investimento federal previsto nessas obras é de R$ 400 milhões.
A 6 km de Porto Murtinho, na fronteira com Carmelo Peralta, está sendo construída pelo governo paraguaio a ponte de 1.294 metros de comprimento sobre o Rio Paraguai, ao custo de US$ 85 milhões (financiada pela Itaipu), com previsão de conclusão em 2024.
O Governo do Estado investiu nos últimos anos mais de R$ 40,6 milhões em obras relacionadas à Rota Bioceânica, em Porto Murtinho.
O investimento atende o novo corredor e à logística portuária que se instalou na região, que faz fronteira com o Paraguai.
O Governo do Estado também garantiu incentivos para reativar a hidrovia do Rio Paraguai, atraindo operadores e empreendimentos portuários à região.
fonte: Natalia Yahn, Comunicação
Foto: Álvaro Rezende
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