MS adere à rede nacional para simplificar registro e legalizar empresas

redesimO  Governo de Mato Grosso do Sul adere a um novo processo de desburocratização.

O serviço diz respeito à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Contribuintes, Empresas e Negócios (Redesim).

Agora, por meio de um sistema integrado é possível abrir, fechar, alterar e legalizar empresas nas juntas comerciais de todo o Brasil.

Conforme o secretário da Fazenda, Marcio Monteiro, o novo sistema simplifica procedimentos e reduz a burocracia ao mínimo necessário.

“O sistema faz a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Por meio da Redesim, os contribuintes também poderão obter informações e orientações sobre dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas”, explica o secretário.

Redesim-MS

Podem fazer parte do programa órgãos de registro (juntas comerciais, cartórios de registro civil de pessoas jurídica ou OAB); administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal; e órgãos licenciadores, em especial Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente.

Após implantada em sua totalidade, a rede permitirá o funcionamento imediato das empresas que atuem em áreas não consideradas de alto risco. Estima-se que essas empresas correspondam a mais de 70% do total de sociedades em funcionamento no Brasil.

Passo a passo: como efetuar o cadastro

De acordo com a Sefaz, após a realização do cadastro presencial junto à Jucems, o novo contribuinte precisa apenas acessar o website da Sefaz-MS para a complementar informações atualmente necessárias à criação de sua Inscrição Estadual.

Vantagens

A adesão à Redesim é facultada apenas aos órgãos e entidades federais, estaduais e municipais. Uma vez que os órgãos estejam integrados, o empresário poderá usufruídos benefícios do programa em termos de ter apenas um local de solicitação de cadastro (junta comercial), eliminação de redundâncias em entrega de documentação e aumento considerável da velocidade de constituição de seu empreendimento.

Fonte: (Subcom)

Foto: Marycleide Vasques 

Compartilhe: