MS apresenta na Colômbia ações em prol da biodiversidade

O case ambiental do Governo do Mato Grosso do Sul em prol da biodiversidade, envolvendo desde programas de pagamento por serviços ambientais até as políticas públicas está sendo apresentado pelo secretário de Meio Ambiente Jaime Verruck, na COP-16.

O evento começou segunda-feira (21) em Cali, na Colômbia, e vai até o dia 1º de novembro.

Esta é a primeira COP da Biodiversidade após a estruturação do Marco Global de Kunming-Montreal (GBF – Global Biodiversity Framework, em inglês), assinado por 196 países em dezembro de 2022, durante o último encontro liderado pelos chineses e ocorrido no Canadá.

O documento reúne 23 metas globais a serem alcançadas até 2030 em busca da regeneração de todo o conjunto de vida na Terra.

São mais de 18 mil pessoas participando do evento, sendo que a comitiva brasileira integra mais de 500 pessoas de todos os estados do País.

Ontem (22) o secretário fez a primeira palestra do Governo do Estado na COP-16 em um workshop que está discutindo a vinculação entre mudanças climáticas e políticas de biodiversidade.

Na ocasião ele apresentou o case do Mato Grosso do Sul desde o foco na área do carbono, como também todo o problema da redução da biodiversidade principalmente em função das queimadas.

De acordo com Verruck, a COP-16 tem um foco bastante forte nas comunidades tradicionais.

“Nós temos uma participação de indígenas praticamente do mundo inteiro no evento, com vários painéis nas questões indígenas; Aí vão da regulação fundiária, ocupação, até o desenvolvimento econômico dessas comunidades indígenas. Então, acho que é um momento importante o Mato Grosso mais uma vez representado num evento internacional que trata da questão da biodiversidade. E nós sempre temos aí uma grande satisfação de entender que o Mato Grosso do Sul tem um conjunto de políticas públicas capazes de dar suporte a esses grandes acordos internacionais, seja na área da mudança climática, na área da biodiversidade e na área do crédito de carbono”, concluiu.

fonte: Rosana Siqueira, Comunicação
Foto: Mairinco de Pauda

Continue em nossa companhia. Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Instagram  e X:  @mspontocom

Compartilhe: