MS: Fiocruz recruta voluntários sobre eficácia da vacina BCG no tratamento da Covid-19

Com apoio do Governo do Estado, a Fiocruz e o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, da Austrália, iniciaram  o Brace Trial Brasil (BTB), pesquisa com a vacina BCG com objetivo de verificar a proteção de imunizante contra a Covid-19.

Dois mil profissionais da saúde de Campo Grande podem participam deste estudo no Estado e serão acompanhados pelo período de um ano.

O médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda, responsável pela coordenação do estudo no Mato Grosso do Sul, explica que o projeto é multissemico, uma vez que envolve mais de seis países e mais de 10 mil trabalhadores da saúde pelo mundo.

A pesquisa segue aberta, o recrutamento dos voluntários é feito pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e os interessados devem realizar pré-cadastro no link: bit.ly/bcgcovid-19.

Podem participar profissionais do setor de saúde, maiores de 18 anos, que não tenham sido infectados pela Covid-19 previamente e não podem estar participando de outro ensaio clínico.

Vacina BCG

O Brace Trial é um ensaio clínico de fase III que visa avaliar se a vacinação ou revacinação com BCG pode reduzir o impacto da Covid-19 em trabalhadores de saúde, população mais exposta ao novo coronavírus.

A BCG, além de oferecer proteção contra tuberculose, ensaios clínicos realizados em diversos países apontam a ação da vacina BCG em outras infecções.

Compartilhe: