The Wall Street Journal elogia a Lava Jato e cita ameaça do STF à democracia

O maior jornal dos Estados Unidos aponta que Lula trabalha para acabar com o teto de gastos, com as privatizações e com as medidas de combate a corrupção, enquanto a Suprema Corte extrapola sua jurisdição e afronta o Estado Democrático de Direito por motivações políticas.

Em The Return of Lula and the Judicial Threat to Brazil’s Democracy, publicado na seção The Americas a expoente do The Wall Street Journal Mary Anastasia O’Grady entende que o STF está buscando limitar o poder do Congresso brasileiro.

A jornalista lembrou que Lula tem o aval dos ministros do STF que lhe dão, não só base jurídica para continuar governando quanto silenciam os opositores, executando prisões, inclusive de parlamentares, banimentos das redes sociais, cobrando multas milionárias e até mesmo determinando o bloqueio de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

“A decisão da Suprema Corte brasileira de 2019 – por uma estreita maioria – de libertar Lula da prisão chocou a nação. O público aplaudiu os promotores da Operação Lava Jato que o condenaram em 2017 por acusações de corrupção e que desvendaram um esquema mais amplo de propinas multimilionárias orquestrado por seu Partido dos Trabalhadores”.  explicou a jornalista.

No entender de O’Grady, “as provas contra Lula eram sólidas e sua condenação havia sido confirmada por dois tribunais de apelação”.

Compartilhe: