UOL questiona pesquisa que mostra Lula e Bolsonaro empatados

Uma pesquisa feita pela Futura Inteligência divulgada nesta quarta-feira (23) mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tecnicamente empatados na simulação de primeiro turno das eleições.

O portal UOL por trás de “especialistas” discorda dos números apresentados.

Segundo o  portal o resultado destoa das demais pesquisas, que mostram o petista ainda muito à frente do atual mandatário, levantando dúvidas sobre a metodologia adotada.

De acordo com “especialistas” consultados pelo UOL, há indícios de uma super-representação de eleitores bolsonaristas na pesquisa.

A Futura afirma que o sorteio de seus entrevistados é feito randomicamente “em um cadastro com mais de 200 milhões de registros.

Encomendada pelo Modal, banco de investimentos do Grupo XP, a pesquisa da Futura mostra Lula com 35% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 34,7%.

O eventual resultado controverso da pesquisa Modalmais/Futura gira em torno da super-representação dos eleitores bolsonaristas na pesquisa, explica o cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.

Em entrevista para o UOL, ele recorda que resultados similares já apareciam na pesquisa da Modalmais/Futura de 25 de janeiro, quando Lula tinha apenas 5,5 pontos à frente de Bolsonaro — destoando das demais pesquisas.

Compartilhe: