Anão diplomático é destaque na mídia internacional

Veículos internacionais como Al Jazeera, Times of Israel, Jerusalem Post, Haaretz e New York Times destacaram a declaração do presidente Lula que comparou a operação militar israelense na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista.

Os veículos internacionais sediados nos EUA, Europa e Oriente Médio não deram atenção às ações do chefe do Executivo na Etiópia, exceto à fala sobre a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas na Faixa de Gaza.

NEW YORK TIMES

O jornal norte-americano afirmou que Lula “irritou Israel” ao comparar a guerra em Gaza com o Holocausto, destacando que o genocídio nazista matou 6 milhões de judeus. O número de mortos na guerra Israel-Hamas ultrapassa 28.000 palestinos e 1.200 israelenses.

BLOOMBERG

A TV e agência de notícias dos EUA informou que o embaixador brasileiro em Israel foi convocado depois das falas de Lula. O texto relatou a importância de Lula na América do Sul e a presidência brasileira do G20.

BBC

O jornal britânico BBC deu destaque à resposta de Israel aos comentários de Lula. O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, acusou o petista de “banalizar o Holocausto”. No texto, a BBC menciona que Lula condenou o Hamas pelo ataque de 7 de outubro, que deu início à guerra, “mas, desde então, tem criticado veementemente a campanha militar de retaliação de Israel”.

TELEGRAPH

O também britânico The Telegraph divulgou o acontecimento apenas em seu site. A notícia foi ignorada na versão impressa do The Daily Thelegraph desta 2ª feira (19.fev).

EL PAÍS

A edição impressa desta 2ª feira (19.fev) do jornal espanhol El País publicou uma nota descrevendo as falas de Lula na Cúpula da União Africana e a reação de Israel. O texto faz parte de uma grande reportagem chamada “Um mundo inseguro se lança a um rearmamento massivo”, com o intertítulo “Nada freia Netanyahu”.

LE PARISIEN

Conforme o jornal francês, as últimas declarações de Lula sobre a guerra em Gaza “estão entre os comentários mais virulentos alguma vez feitos sobre o conflito”. Descreveu o petista como “uma voz proeminente do [Hemisfério] Sul, cujo país detém a presidência rotativa do G20”.

CORRIERE DELLA SERA

Em uma reportagem sobre a busca do Hamas por um novo líder, publicada na edição impressa desta 2ª feira (19.fev), o jornal italiano Corriere della Sera citou a acusação de genocídio feita por Lula e a resposta de Netanyahu.

fonte: Poder 360

Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Nosso twitter: @mspontocom

Compartilhe: