Campo Grande pode receber montadora de carros elétricos

carro-eletrico-abastecendoEmpresários do Grupo Inova Brasil, que tem como parceiros as empresas de Inovação Tecnológica Brave (Brasil Veículos Elétricos) e Imefy, empresa espanholas se reuniram na tarde desta quarta-feira (18) com o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, para discutir a possibilidade de implantar uma montadora de carros elétricos em Campo Grande.

A instalação deve movimentar toda a cadeia produtiva, gerando diversos empregos e trazendo tecnologia de ponta para a capital sul-mato-grossense.

De acordo com os empresários, que têm negócios em toda a América Latina, eles se interessaram em vir para Campo Grande e não para outros municípios devido a forma que a cidade vem atuando quanto aos projetos de inovação tecnológica.

“Por causa da força política, empresarial e industrial que tem se mostrado arrojada em projetos de inovação tecnológica, energias renováveis de sustentabilidade, demonstrando grande esforço em desenvolver novos polos industriais. Outro ponto seria a iniciativa e apoio a geração fotovoltaica em Mato Grosso do Sul e a boa articulação entre o poder público, indústria e federação da indústria”, explicou o engenheiro de Produtos da Brave, Neriberto Pamplona.

O prefeito Marquinhos Trad salientou que o município tem todo o interesse em receber o Grupo com a montadora de veículos elétricos e demais frentes de inovação tecnológica e desenvolver a indústria local.

 “Para concretizar a implantação, o pedido de instalação da montadora deve passar pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codecon) e posteriormente pela Câmara Municipal para avaliar o projeto”, explicou.

Frota de veículos elétricos global

Segundo informações da Época Negócios, estudo recente da FGV Energia mostra que a frota mundial de elétricos e híbridos no ano passado era de 2 milhões de veículos para passageiros (exclui ônibus e motocicletas).

A previsão é que até 2020 chegue a 13 milhões e, em 2030, a 140 milhões, ou 10% da frota total de carros.

No Brasil, desde 2011 foram vendidos 5,9 mil carros elétricos e híbridos, dos quais 2.079 neste ano, quase o dobro de 2016.

O número representa 0,3% das vendas totais. Sozinho, o híbrido Toyota Prius, que custa R$ 120 mil, respondeu por quase 80% das vendas deste ano, com 1.635 unidades.

Compartilhe: