Deputado do PT pede que PGR afaste procuradores da Lava Jato por relação com o FBI

O deputado Paulo Pimenta do PT encaminhou à Procuradoria-Geral da República  e ao Conselho Nacional do Ministério Público  um pedido de afastamento da função dos procuradores Deltan Dallagnol e demais integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato. O pedido é embasado em uma reortagem do site The Intercept Brasil, que supostamente aponta que agentes do FBI atuaram nas investigações da Lava Jato.

A Lava Jato informou que “não se trata de atuação em parceria, mas de cooperação entre autoridades responsáveis pela persecução criminal em seus países, conforme determinam diversos tratados internacionais de que o Brasil é signatário”.

“O intercâmbio de informações entre países segue igualmente normas internacionais e também leis brasileiras. Além dos pedidos formais por meio dos canais oficiais, é altamente recomendável que as autoridades mantenham contatos diretos. A cooperação inclui, antes da transmissão de um pedido de cooperação, manter contatos, fazer reuniões, virtuais ou presenciais, discutir estratégias, com o objetivo de intercâmbio de conhecimento sobre as informações a serem pedidas e recebidas”, afirmou a força tarefa.

 

fonte: Congesso em Foco

Compartilhe: