O setor de turismo, um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, já prepara ações para a retomada das atividades após o fim da crise causada pelo novo coronavírus. A mobilização de diversos segmentos caminha para um objetivo comum: estimular o turismo nacional.
O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) lançou a hashtag “Viaje pelo Brasil”.
A campanha busca incentivar o turismo doméstico, valorizando a pluralidade cultural, o sol, as praias, a gastronomia e as belezas naturais em solo brasileiro.
O Ministério do Turismo em parceria com os setores público e privado já promove ações que fazem parte do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro.
O órgão desenvolveu a campanha “Não cancele, remarque”, cujo objetivo é que os turistas mantenham os pacotes e serviços contratados, apenas adiando a data da viagem, o que garantiria a preservação de empregos no setor.
O ministério também lançou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, um programa que vai criar protocolos de segurança sanitária e boas práticas para os segmentos do setor.
A ideia é que os turistas se sintam mais seguros para viajar e frequentar locais que cumpram as determinações de prevenção à Covid-19.