Mato Grosso do Sul anuncia ações para minimizar impactos do coronavirus no turismo

A atividade do turismo em Mato Grosso do Sul deve voltar à sua normalidade somente no segundo semestre deste ano, em razão da pandemia causada pelo coronavirus, mas o Estado se beneficiará com um novo cenário que se desenha: a mudança de hábitos do turista, que vai retomar suas viagens buscando destinos com baixa densidade demográfica.

A Fundação de Turismo do Estado (Fundtur/MS) prepara três fortes campanhas promocionais, para lançamento em momento oportuno, e ainda esta semana publica editais de promoção de eventos para 2021, com o apoio do Ministério do Turismo e do Sebrae.

Outra medida visando fortalecer o setor é o alinhamento com o Procon/MS em relação a negociação dos operadores e clientes com viagens agendadas.

Novo perfil do turista

Na retomada dos deslocamentos dos turistas, a Fundtur/MS aposta em mudanças no perfil desse segmento, com os brasileiros buscando passeios em família e destinos próximos e pouco densos, optando por contemplação da natureza às praias lotadas.

As campanhas de promoção do destino, em desenvolvimento, vão focar o turista interno e o nacional, estimulando o sul-mato-grossense a conhecer as belezas naturais do Estado e as viagens domésticas.

Medidas de socorro

Além das ações de suporte ao trade turístico, o Governo do Estado, por meio da Fundtur, encaminhou ao Ministério do Turismo o pedido de medidas emergenciais para minimizar os efeitos da crise nas empresas do setor. A iniciativa está alinhada às reivindicações apresentadas pelo Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo), do qual é presidente, ao governo federal.

Em reuniões virtuais, inclusive com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o Fornatur elencou quais são as ações prioritárias neste momento.

Entre as medidas, cita a necessidade de auxílio no pagamento da folha durante pelo menos quatro meses e que o crédito seja também acessível a quem está negativado.

Outra ação considerada primordial pelo Fornatur é uma campanha de estímulo às viagens domésticas encabeçada pelo ministério, em um momento oportuno pós-crise, quando seja realmente seguro se deslocar.

fonte: Sílvio de Andrade –  (Subcom)

 

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