Pesquisa Quali-Quanti definiu escolha da terceira via por Simone Tebet

Uma pesquisa quali-quantitativa, ou quali-quanti, definiu a escolha do PSDB, MDB e Cidadania pelo nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como a candidata única dos três partidos para a chamada terceira via à Presidência da República.

Pelas conclusões da pesquisa, os três partidos consideraram que Simone Tebet reuniria mais condições de agregar como candidatura única que o ex-governador de São Paulo João Doria.

De fato, se a pesquisa fosse somente quantitativa, Doria, que tem 3% das intenções de voto na média das pesquisas, teria vantagem sobre Simone, que tem em torno de 1%.

Mas o primeiro fator a ser considerado é que 3%, em pesquisas com margem de erro entre dois e três pontos percentuais, também é muito pouco.

A pesquisa conclui que há hoje cerca de 40% do eleitorado que ainda não se definiu por nenhum dos dois nomes que polarizam a disputa – o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – ou que hoje declaram voto em um dos dois mas admitem poder mudar de candidato.

A maioria desse percentual considera que a polarização entre os dois candidatos é ruim para o país e que um nome só que unificasse uma alternativa poderia ter chances.

Compartilhe: