Projeto inovador de telemedicina em MS contribui com atendimento médico

Por meio da teleinterconsulta, que é assistência médica especializada por meio de telemedicina – uma modalidade de oferta do telessaúde, realizada como parte do projeto Proadi/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) com o Hospital Israelita Albert Einstein.

O programa é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde, com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.

“O médico especialista realiza um atendimento por telemedicina e o médico da Unidade Básica de Saúde juntamente ao paciente é quem tira dúvidas e recebe todas as orientações e auxílio para definição de diagnóstico, exames e tudo mais que é necessário para atender o paciente”, disse a superintendente de Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Márcia Tomassi.

Em Mato Grosso do Sul, o programa foi estruturado e começou a funcionar em março deste ano, com atendimento em sete especialidades – endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia – em 20 municípios. E por meio do programa já foram realizadas quase 2 mil atendimentos, até o fim de setembro.

“A seleção no Estado priorizou regiões com vazio assistencial de oferta especializada, quantitativo de pacientes com doenças crônicas, região de fronteira, que é bem significativo na escolha, assim como população indígena e também porque pertence a Rota Bioceânica, possibilitando a melhoria da rede”, afirmou a superintendente de Saúde Digital da SES.

fonte: Natalia Yahn, Comunicação 
Foto: Bruno Rezende

Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Nosso twitter: @mspontocom

Compartilhe: