STF vai julgar bloqueio do WhatsApp. Moraes já suspendeu Telegram

Entre os dias 19 e 26 de abril, o STF irá analisar uma decisão liminar de 2016 que revogou o bloqueio judicial do WhatsApp em todo o Brasil.

Naquela ocasião, magistrados de Sergipe e do Rio de Janeiro haviam ordenado a interrupção do uso do aplicativo no país após a empresa não entregar à Justiça mensagens privadas de indivíduos investigados por tráfico de drogas.

A decisão agora está nas mãos dos ministros, que decidirão se mantêm ou revogam a medida.

Os votos dos ministros podem revelar diferentes opiniões sobre a capacidade do sistema judicial de suspender ou não aplicativos de mensagens ou outras plataformas online que não cumpram as decisões judiciais.

O motivo que levou o ministro  a suspender o funcionamento do Telegram em todo o país por dois dias em 2022, é o mesmo que levantou a possibilidade de bloqueio da rede social X na semana passada.

Debate sobre a Interrupção de Serviços Online

O início do julgamento está previsto para 19 de abril e ocorrerá no plenário virtual.

Em maio do ano passado,  o WhatsApp enviou ao STF uma manifestação reforçando que, apesar de não ter como abrir mensagens privadas de seus usuários, colabora de outras formas com a Justiça.

“A criptografia adotada pelo WhatsApp não tem impedido as investigações. Pelo contrário, o WhatsApp fornece dados que contribuem muito com as autoridades investigativas” afirmaram os advogados da plataforma no Brasil.

As informações são da Gazeta do Povo.

Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Nosso twitter: @mspontocom

Compartilhe: