Trabalhar 4 dias por semana aumenta receitas de empresas, diz pesquisa

Uma pesquisa publicada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, indica que estabelecer semanas de 4 dias de trabalho tem baixo impacto econômico para as empresas.

Durante o período de teste, 23 de 61 empresas participantes registraram aumento médio de 1,4% nas receitas.

O teste foi organizado pela ONG 4 Day Week Global, grupo que estuda a viabilidade de estabelecer semanas de trabalho de 4 dias nas empresas, em conjunto com a campanha 4 Day Week Campaign do Reino Unido.

Cerca de 2.900 funcionários de diversas empresas britânicas participaram, deixando de trabalhar 1 dia por semana.

As organizações envolvidas no teste variaram de varejistas on-line e provedores de serviços financeiros a estúdios de animação e um restaurante local.

Companhias de consultoria, habitação, informática, estética, hotelaria, marketing e saúde também participaram das avaliações.

Segundo os cientistas, os relatos de ansiedade e fadiga diminuíram entre os trabalhadores, enquanto a saúde mental e física melhoraram.

De acordo com a pesquisa, 39% disseram estarem menos estressados, em comparação com o início do teste. Outros 48% não relataram mudanças significativas nos níveis de estresse.

48% dos trabalhadores relataram estarem mais satisfeitos com seus empregos do que antes dos testes.

Em relação à produtividade, 55% dos entrevistados relataram aumento e 44% afirmaram maior habilidade de organizar suas rotinas de trabalho.

A maioria dos funcionários também declarou aumento no ritmo de trabalho: 62% disseram que subiu e 36% afirmou ter se mantido.

Cerca de 92% das empresas que participaram do programa piloto do Reino Unido (56 em 61) dizem que pretendem continuar com a semana de trabalho de 4 dias, com 18 empresas confirmando a alteração como permanente.

Compartilhe: