Quarta, 23 de setembro de 2026 · Campo Grande, MS
Justiça

PCC e CV são vistos como terroristas no mundo, menos no Brasil

Classificação do PCC e CV como grupo terrorista ganha força no exterior

Enquanto a atuação do PCC e do Comando Vermelho é enquadrada como terrorismo por governos e órgãos internacionais, o Brasil mantém sua postura negacionista.

Pelo menos quatorze países que fazem parte do chamado Escudo das Américas acataram a ideia do presidente Donald Trump e aceitaram classificar PCC e CV como grupos terroristas.

Países do bloco, todos alinhados a Donald Trump, dizem que vão combater grupos narcoterroristas.

A declaração conjunta prevê ações coordenadas contra organizações criminosas considerando uma ameaça à segurança e à estabilidade do continente.

O grupo prevê o congelamento de bens de organizações criminosas.

Os países pretendem adotar medidas financeiras contra grupos classificados como narcoterroristas, em conformidade com suas respectivas legislações.

Membros também querem restrições de vistos para membros de grupos criminosos.

As medidas poderão atingir membros associados e apoiadores do PCC e CV.

Países prometem punir quem der apoio a grupos narcoterroristas. A declaração prevê responsabilidade criminal de pessoas que forneçam deliberadamente apoio material ou logístico às organizações.

Ação inicial terá 24 organizações como alvo.

Os países afirmam que as medidas serão direcionadas aos grupos listados na declaração, independentemente do nome usado em cada país.

Países se reuniram com Trump em Nova York.

Líderes latino-americanos que integram a aliança participaram hoje de um encontro com o presidente dos Estados Unidos, em paralelo à Assembleia Geral da ONU, conforme antecipou a coluna de Janaína Figueiredo, no UOL.

A coalizão liderada pelos Estados Unidos organizou encontro entre países da América Latina e do Caribe em ações de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.

É ótimo te-lo como leitor. Continue na companhia do mspontocom em: https://mspontocom.com.br/ ou https://www.facebook.com/rafael.rodrigues.14038/